O meu marido não me ajuda em casa
Este texto foi reescrito a partir do original, escrito há seis anos atrás, no blog O Dia da Liberdade.
Entre o Dia da Mulher e o Dia do Pai, venho afirmar publicamente que o meu marido não me ajuda em casa. No dia 8 de março não aconteceu nenhum movimento extraordinário de ajuda em relação aos outros dias… E eu acho que ele dá um excelente exemplo aos filhos. Não ajudar em casa é o melhor que ele pode fazer por todos. Hoje, o meu marido lavou a máquina da louça duas vezes e deu um jeito à cozinha. E não fez nada de especial, que não faça nos outros dias.
Numa época em que falamos de igualdade (e em seis anos pouco parece ter mudado), vamos falar de igualdade em casa. Há seis anos, apesar de ser mãe a tempo inteiro, ainda ia fazendo traduções e dando explicações, entre filhos na escola. No entanto, pouco mudou ao longo do tempo, tirando uma pandemia, uma filha e uma guerra.
Há uns anos, o meu marido ouviu-me dizer a umas amigas, que ele ajudava muito em casa. Isso entristeceu-o. Na verdade, ele não ajuda em casa, ele partilha as tarefas. Desde que casámos que as tarefas são partilhadas de acordo com o que cada um sabe fazer melhor e que mais gosta de fazer.
Ambos sabemos fazer tudo e fazemos quando necessário! Eu cozinho, ele limpa. Eu trato da roupa. Ele aspira a casa. Quando é necessário trocamos, mudamos e fazemos. Os filhos partilham outras tarefas. Com 11, 14 e 20 anos, já aprenderam a fazer muito em casa. E isso também será importante para eles, no futuro. Porque eles também podem ser o que quiserem e não precisam de uma mulher para sobreviverem.
Primeiro, porque quero que os meus filhos saibam fazer tudo sozinhos quando crescerem. Segundo, porque quero que as namoradas deles tenham a vida facilitada. Terceiro, porque quero que os filhos deles, tal como eles, percebam que dividir tarefas domésticas é absolutamente normal no século XXI e que não são nenhum tipo bicho raro…
Falamos sempre em igualdade, só que a igualdade tem que começar em casa. Todos têm de colaborar, em tudo. O desgaste começa em casa e eu prometo que partilhar tarefas torna os maridos muito mais atraentes.
Façam reuniões de família, comuniquem, comecem a mudança em casa. O facto de dividirmos as tarefas e o fazermos em conjunto, torna tudo muito mais fácil e temos mais tempo para namorar depois!
Como funcionam as coisas aí por casa?