"O Autor" de Tim Crouch
Fui, na sexta-feira assistir à peça "O Autor" de Tim Crouch, na sua 2ª temporada. Nunca tinha ido assistir a uma peça de teatro imersivo e foi uma surpresa. O elenco é magnífico e a forma como vão contando a história, ao lado do público, comunicando connosco, colocando questões. Podem assistir ao vídeo, neste link.
É uma peça interessante sobre o processo da escrita e posterior preparação dos actores para peças de teatro sobre violência, abuso sexual, pedofilia. Como é que um autor consegue escrever determinados textos sobre violência? Como passar essa emoção aos actores? De que forma é que a visualização de violência nos afecta enquanto seres humanos?
Toda esta exposição tranforma-nos em monstros? A peça é tão rica como assustadoramente violenta e o final é revoltante, no sentido em que o nosso estômago encolhe e queremos mesmo ficar com aquela sensação de justiça, no regresso a casa.
É tão rica, que facilmente extrapolamos para o quotidiano. Quem assiste a violência, fica dessensibilizado? Poderá sofrer de síndrome pós-traumático? Não é uma peça fácil. Não tem que ser!
O elenco é fantástico! O quarteto maravilha, composto por Álvaro Aragonez, Artur Malheiro, Inês Mata e Luís Santos Mascarenhas, cada um com o super poder de libertar algo do público, enquanto nos vão enredando num teia negra e, por vezes, cómica. Repito, não é uma peça de teatro fácil. Não é esse o objectivo. Não é para entrar e sair feliz! É para entrar, absorver e sair pensante.
"O Autor" de Tim Crouch é uma criação da ABZ PLAY, com co-produção da Libert'Art Agency. Este espectáculo está em cena, na Boutique da Cultura em Carnide, de 5 a 15 de Setembro. Deixo-vos mais alguns pormenores aqui, em baixo.
SINOPSE:
“O Autor” conta a história de uma outra peça: uma peça violenta, chocante e abusiva. Ilustra o efeito que a peça teve sobre os dois actores que nela actuaram, sobre o dramaturgo que a escreveu e sobre um membro da plateia que assistiu. Também estabelece vínculos com o mundo mais amplo, um mundo saturado por imagens de guerra, violência e governado pela necessidade de impacto distorcida pelos media. Examina as consequências dessa necessidade mediada tanto na arte quanto no quotidiano.
“O Autor” passa-se na Boutique da Cultura e é apresentada para o seu público. Não há palco, apenas filas de cadeiras, de frente umas para as outras. Os actores estão sentados entre a plateia. O público é gentilmente desvinculado de sua posição tradicional no teatro. A sua presença é reconhecida. Eles são vistos, falados, cuidados e tratados com shows de luzes, música e chocolates.
“O Autor” é uma peça sobre o que é ser um espectador e sobre as nossas responsabilidades enquanto espectadores. Explora a conexão entre o que vemos e o que fazemos, pois há muito que todos já perdemos a responsabilidade por aquilo que escolhemos olhar e observar.
Duração do Espetáculo: 1h30
Classificação Etária: M/16
FICHA TÉCNICA:
Texto de Tim Crouch
Tradução: Francisco Frazão
Encenação: Sérgio Guerreiro
Elenco: Álvaro Aragonez, Artur Malheiro, Inês Mata e Luís Santos Mascarenhas
Figuração: Ana Morgado
Desenho de Luz: Tiago Santos
Grafismo: Luís Santos Mascarenhas
Vídeo e Fotografia: Ricardo Lopes e Just Frame it
Vendas e Comunicação: Libert’Art Agency
Produção Executiva: ABZ PLAY
Um espetáculo ABZ PLAY com co-produção da Libert’Art Agency
Acolhimento:
Boutique da Cultura com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa
Apoios:
Miipp - Marketing e Publicidade
Germano Campos Entrevista
Just Frame It
Informações de venda:
Bilhetes à venda em Bol.pt e Locais Habituais
Contactos para reservas e informações adicionais:
Tel - 910 059 353
Email - geral@boutiquedacultura.pt