No coração do Vouga-Caramulo
No princípio do mundo, há Adsamo, uma pequena aldeia perdida no Parque Natural Vouga-Caramulo, onde Isabel encontrou a segunda vocação e o amor.
Ali nasceu a Isatour - Ecoturismo, onde nos podemos perder e encontrar em plena natureza. Foi ali que passámos alguns dias antes de chegarmos a 2022 e fomos extremamente bem acolhidos.
A casa, grande e maciça, está linda por fora e por dentro, com uma decoração bem cuidada, mas confortável ao mesmo tempo. Os frescos, na parede da sala são lindíssimos.
Os quartos são amplos, com casa de banho. Para terem uma ideia, dormimos divididos, os rapazes num quarto e nós noutro. Não cedam à tentação de ficar a ver televisão, encostados aos sofás confortáveis da sala, agarradinhos a um cobertor... Os filhos sentiam-se muito felizes ali.
Tudo em madeira, dá prazer passear pela casa, ligar a lareira e apreciar o magnífico pequeno-almoço que nos foi deixado. Para além disso, há sempre mimos, como os rojões à moda da beira, sucolentos como nunca tínhamos provado antes. Temos acesso à cozinha, onde há um forno de lenha e um daqueles fogões de ferro, a lenha, onde tudo parece saber muito melhor. E é ali que são fumados os enchidos.
É que, para além das casas, o marido de Isabel, Fernando, cria vacas e porcos e foi muito interessante poder mostrar tudo isso aos nossos filhos, o ciclo da vida.
Como fomos no inverno, não deu para aproveitar o jardim e a piscina... o que foi uma pena! No entanto, se pensarem em ir mais pela primavera ou verão, poderão usufruir do deck e da piscina.
Adsamo é uma aldeia, no topo do mundo. Demora um bocadinho a chegar lá, mas é isso que a torna especial. Depois do nevoeiro, vem a bonança, o sol, o verde e as pedras. As rochas fortes e serenas das montanhas aguardam pelos nossos passeios na natureza.
É um ótimo sítio para podermos descansar, passear, carregar baterias e apreciar o que nos rodeia, sem pressa e sabendo apenas estar.
Terminando com os nossos anfitriões, sobre os quais não poderia deixar de falar, pois nos acolheram como se fossemos membros da família. A Isabel é uma força da natureza, com uma energia contagiante. O Sr. Fernando é uma pessoa muito querida, com imensa paciência para as perguntas das crianças e sempre pronto a ajudar.
É esta a magia do turismo rural! Conhecer pessoas especiais, com projetos especiais, prontos a acolher pessoas que literalmente não conhecem de lado nenhum!