Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mãe de quatro, dos 3 aos 21, criadora de conteúdos digitais, criativa na Gradiva, engenheira doméstica nas horas vagas e leitora compulsiva. Escritora mais em sonhos que na realidade, sonhadora diurna e dorminhoca noturna!

27.05.23

Dia da Criança em Livros


Silvia, a Mãe de Quatro

O Nariz? Os Pés? A Barriga? Onde Estão?

Um livro delicioso para ler e explorar o corpo do bebé, com ele a aprender ,  a interagir e a rir-se com o banho de cócegas que levará no fim. 

Do nariz até aos pés, ao longo das páginas vamos percorrer todo o corpo através de ilustrações ritmadas, ricas e cheias de vida.

O texto que as acompanha é uma brincadeira onomatopeica constante, que nos dá vontade de «comer qualquer barriguinha deliciosa» ou encher o nosso bebé de cócegas!

A Menina que Reparava em Tudo

 Um livro delicioso, para pais e filhos, não só pela história em si, mas pelo que não é dito, mas é revelado ao adulto que lê nas entrelinhas.

Estela é uma menina curiosa e não consegue deixar de reparar em tudo ao seu redor: a forma das nuvens, as características inesperadas de coisas, pessoas, plantas e animais, ...

Ela aponta e comenta o que vê enquanto passeia com o pai. E ele vai explicando que as pessoas podem ficar tristes com os reparos dela. A verdade é que este espírito de detetive pode revelar-se muito útil.

Este novo livro das autoras premiadas de O Menino que Gostava de Toda a Gente lembra-nos a importância de estarmos atentos ao mundo e aos sentimentos dos outros.

Livros Dcriança.png

 

Martim

 Este livro deveria ser obrigatório para todas as turmas com meninos especiais. É um livro lindo sobre o Martim, um menino peculiar, com necessidades educativas especiais, contada por uma amiga da turma.  É um livro maravilhoso, com direito a lágrima no fim.

O Martim é um menino especial, sobretudo para a sua melhor amiga, que o vê como ninguém e dá valor a tudo o que o torna diferente de toda a gente.

Martim sabe de cor a ementa do mês da cantina da escola, mas engana-se a fazer contas. Gosta de abraços, mas não que lhe toquem. Gosta de bicharocos, mas para os guardar no bolso. Um dia, a melhor amiga deixa de o ver na escola e não descansa até perceber onde ele está.

Um livro perfeito para abordar a situação das crianças “diferentes”, com necessidades educativas especiais.

Todos Contam

 Um livro para todas as idades, com níveis diferentes de entendimento e dificuldade. Um exercício inteligente, desafiante e cativante.

A autora combina de forma brilhante o conceito de «counting book» e «procura e encontra» com um desenvolvimento narrativo onde aborda algumas das principais questões existenciais e emocionais da humanidade.

Em cada ilustração as pessoas surgem em novos grupos e cenários dando vida a diferentes fios narrativos, o que torna a leitura dinâmica e divertida, com os leitores a procurar rostos familiares. É fácil deixarmo-nos cativar pela forma como as suas histórias se entrelaçam e revermo-nos em muitas delas.

Existem segredos à espera de serem descobertos pelos mais perspicazes.

No final são lançados vários desafios que nos incentivam a voltar ao início. Uma e outra vez. Um livro disruptivo e original.