Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mãe de quatro, dos 3 aos 21, criadora de conteúdos digitais, criativa na Gradiva, engenheira doméstica nas horas vagas e leitora compulsiva. Escritora mais em sonhos que na realidade, sonhadora diurna e dorminhoca noturna!

04.02.24

Cozinha Japonesa e Coreana - Workshop KIKKOMAN


Silvia, a Mãe de Quatro

Fomos recentemente fazer um workshop maravilhoso, com o Chef Victor Munhoz, a convite da @ponteverticallda , com o selo da @kikkoman_europe .

As receitas, rápidas, deliciosas e recheadas de vegetais, são facilmente replicáveis em casa, mas o Chef Victor fez tudo ainda parecer mais simples. A enorme variedade de produtos Kikkoman adaptam-se aos vários tipos de pratos asiáticos e não só.

Hoje trago-vos duas receitas deliciosas que podem e devem tentar fazer em casa!

Kakiage:

IMG20240118132646.jpg


-50GR COGUMELOS SHIMEJI
-50GR CENOURA
-50GR CEBOLA
-50GR FEIJAO VERDE REDONDO
-1 OVO
-80GR FARINHA PARA TEMPURA
-50/100ml água
-1 COLHER (chá) SAL
-ÓLEO PARA FRITURA Q/B
Para este tempura, deve-se cortar os vegetais em tiras (meia lua/julienne), a modo que todos fiquem unidos e entrelaçados como fossem uma “patanisca”. 
Após os devidos cortes, junte os vegetais em uma taça e adicione ao preparo, o ovo, sal e pimenta preta. Misture tudo e acrescente a seguir a farinha tempura e água (pode ser utilizado como opção também a água com gás ou cerveja). Misture novamente para que tudo fique envolvido aos vegetais.
Atenção, a farinha e água, apesar de medidas, devem ser analisadas e perceber se existe a necessidade de ajuste, pois esse preparado, deve ter uma consistência nem muito líquido e nem muito espesso.
Para se ter uma fritura de maneira que não fique com demasiado óleo, pode levar este preparado para o frigorífico por alguns minutos, ou colocar uma taça com gelo em baixo para que baixe a temperatura, assim quando for fazer a fritura ocorrerá o choque térmico, garantido uma tempura com menos óleo incorporado.
Após estes processos, tenha um tacho/frigideira com óleo aquecido e verifique se a temperatura está correta, realizado o teste com um pouco da massa do vosso tempura, basta colocar algumas gotas no óleo quente e verificar se ela sobe rapidamente a superfície. Pode-se também verificar colocando a ponta dos pauzinhos de sushi no óleo e observado se ele cria algumas pequenas
bolhas.
Para fritar o kakiage, você deve pegar uma pequena porção (em torno de uma colher e ½ de sopa) e colocar no óleo de maneira que ele fique junto para formar o Kakiage. Para garantir que fique tudo unido, pode acrescentar um pouco de massa diretamente no óleo para ajudar a unir os vegetais. Aguarde que o kakiage ganhe estrutura antes de virar o outro lado para fritar. Podemos utilizar pauzinhos de sushi para ajudar a manipulação neste processo de fritura.
Para acompanhar, podemos utilizar toda a gama de soja Kikkoman, ou preparar uma maionese spicy com uma maionese de vossa preferência, acrescentando o molho Kimchi Kikkoman.

Kimchi Fried Rice:

IMG20240118132420.jpg


-150GR ARROZ COZIDO (japonês/basmati/agulha)
-1 OVO (opcional)
-4/5 COLHERES (sopa) MOLHO KIMCHI
-1/4 CEBOLA
-1/2 CENOURA
-1 DENTE ALHO

-4 FOLHAS COUVE CHINESA
-50gr CEBOLETE
-1 COLHER (sopa) Molho Mirin Doce Kikkoman 
-1 COLHER (sopa) Molho Tamari Kikko c/Dispenser Gluten Free
-1 COLHER (chá)Óleo de Sésamo Tostado Kikkoman
-1 COLHER (sopa) CONCENTRADO DE TOMATE
Comece por refogar a cebola e o alho com o óleo de sésamo.
Em seguida junte a cenoura, cebolete, couve chinesa e o Concentrado de
tomate. Então adicione o Mirim para soltar o fundo da wok e acrescente o
molho Kimchi. Envolva todo os vegetais com o molho e caso queira pode
acrescentar um ovo na mesma wok do preparo.
Após ter refogado todos os vegetais e envolvido com o molho Kimchi,
acrescente o arroz e agregue os vegetais.
Finalize com cebolete e sementes de sésamo.


Acham que conseguem? Bom apetite!